Resíduos de podas de árvores urbanas: como reaproveitar?
A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) estima recolher anualmente um volume de resíduo de poda que pode chegar a 50 mil toneladas. Bertioga, cidade litorânea do estado de São Paulo, estima gerar mais de 2 mil toneladas por ano.
Esses números mostram que a quantidade desse tipo de resíduo é expressiva, portanto o reaproveitamento de resíduos de poda vem sendo estudado globalmente por várias instituições de ensino e pesquisa como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) que se uniram para pensar em formas de agregar valor aos resíduos de poda da arborização urbana das cidades brasileiras na prática.
Seus dados são acessados somente por profissionais do IPT devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância, além do compromisso com de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos da Política de Privacidade. Estamos utilizando seus dados (nome completo e e-mail) para divulgação de informações de caráter técnico e tecnológico.