Capa e página do ebook aberta, com foto de árvores cortadas

Resíduos de podas de árvores urbanas: como reaproveitar?


A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) estima recolher anualmente um volume de resíduo de poda que pode chegar a 50 mil toneladas. Bertioga, cidade litorânea do estado de São Paulo, estima gerar mais de 2 mil toneladas por ano.

Esses números mostram que a quantidade desse tipo de resíduo é expressiva, portanto o reaproveitamento de resíduos de poda vem sendo estudado globalmente por várias instituições de ensino e pesquisa como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) que se uniram para pensar em formas de agregar valor aos resíduos de poda da arborização urbana das cidades brasileiras na prática.

Preencha o formulário abaixo para saber mais


Seus dados são acessados somente por profissionais do IPT devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância, além do compromisso com de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos da Política de Privacidade. Estamos utilizando seus dados (nome completo e e-mail) para divulgação de informações de caráter técnico e tecnológico.